Aikido

A palavra Aikido é composta por três ideogramas (caracteres japoneses que exprimem, uma ideia, um conceito) e significa literalmente "Caminho da Harmonia com a Energia Universal".


O Aikido é uma arte marcial moderna, de origem japonesa, fundada na primeira metade do séc. XX, pelo grande mestre (O-sensei) Morihei Ueshiba (1883-1969), após ter atingido o mais alto nível da mestria nas artes marciais clássicas do Japão. O mestre Ueshiba concentrou no Aikido a essência das artes dos antigos samurais, e criou uma arte não-violenta cujo propósito é ajudar as pessoas a desenvolver um corpo, mente e espírito fortes e em harmonia consigo próprios e com os outros...

As técnicas de Aikido visam harmonizar e controlar a energia do/s adversário/s, utilizando a esquiva e a projecção ou imobilização. A sua principal característica é não opor resistência à força e neutralizar o oponente com movimentos fluidos e dinâmicos em circulo e em espiral, baseados nas leis da natureza. O Aikido ensina ao praticante o movimento descontraído, fluido e centrado e a agir espontaneamente em acordo com esses princípios, isto é, ensina uma coordenação mente-corpo e uma harmonia com o parceiro.

Uma Actividade Para Todos

O Aikido nunca resiste a choques, mas traz o oponente sob completo controle, usando a sua própria força, podendo graças a isto, ser praticado por homens, mulheres e crianças de qualquer idade e condição física.

As técnicas são baseadas na harmonia e unidade com a natureza, constituindo um método eficiente de defesa pessoal ao mesmo tempo que proporcionam bem-estar físico e espiritual.